segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Tarefa 1: Publicidade na Internet

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

A publicidade na internet ou marketing viral aumenta a medida que outras formas de promoção perdem força, as revistas e jornais tornaram-se obsolentos, a internet por outro lado é flexível e está sempre em crescimento, isso atrai mais pessoas e dessa forma mais empresas promovem os seus produtos através da criação de sites, participação em networks como o twitter e facebook, patrocínios, newsletters... Também podem ser utilizados os serviços de terceiros que utilizam vários formatos como janelas pop-ups, banners de vários tamanhos e formas, motores de busca, layouts personalizados…


Existem várias empresas que prestam serviços de publicidade na internet, as mais conhecidas são o Google adsense e Adwords, Microsoft adcenter, Yahoo! search marketing, Blogads, Adbrite, Double click, Cofina (empresa portuguesa) … estas trabalham em parceria com webmasters que são renumerados pelo número de visualizações das suas páginas ou número de cliques em anúncios de conteúdos similares aos das páginas onde se encontram.


Uma empresa com a ambição de aumentar o seu volume de vendas pode utilizar os serviços do google AdWords, é defenido um orçamento pelo utilizador, dessa forma ele mantem o poder sobre quanto deseja gastar, por exemplo dez centimos por clique, pode ainda supervisionar o número de possíveis clientes que atraiu por cada palavra-chave que criou, o cliente do AdWords paga apenas pelos cliques efectuados.


A publicidade online utiliza texto, imagens, som e vídeos, separados ou juntos, por exemplo só texto em banners ou banners com texto e imagens ou até mesmo animados com som, também o vídeo começa a ganhar força na promoção na Web. As características são similares aos anúncios feitos para revistas, jornais, cartazes e até mesmo televisão.


Na tabela acima podemos verificar que o investimento da publicidade online aumento consideravelmente entre 2005 e 2009.


0 comentários:

Enviar um comentário